Arte Digital

A arte digital é criada através de ambientes computacionais gráficos.

Existem diversas categorias de arte digital, tais como pintura digital, gravura digital, modelagem 3D, edição de imagens, animação, entre outros.

Os resultados podem ser apreciados em impressões gráficas ou, principalmente, através das próprias telas dos computadores.

É uma área em franca expansão, desde o advento e popularização dos computadores pessoais a partir da década e 80. Atualmente vários artistas usam estas técnicas para criarem seus trabalhos e expressarem a visão artística que têm do mundo.

Existem diversas comunidades virtuais voltadas à divulgação de Artes Digitais, entre elas a principal é a Deviantart.

Formas de Arte Digital

Edição de Fotos e Imagens

É a principal e mais popular área de expressão visual digital. Através de programas como o popular Photoshop e outros tantos mais específicos, manipula-se uma imagem de modo a realçar seus detalhes, ocultar outros, acrescentar elementos, mesclar com outras imagens, etc, tudo de acordo com um fim desejado. O resultado vai de simples retoques a imagens fotográficas, até verdadeiras obras de arte gráfica produzidas digitalmente.

Desenho, Ilustração e Pintura Digital

São técnicas de criação gráfica aplicadas por meio de programas gráficos específicos que simulam as técnicas utilizadas na arte tradicional, como pintura em óleo sobre tela, aquarela, baixo-relevos, montagens, etc. As pinturas nada mais são do que desenhos digitais feitos com maior atenção em relação a detalhes, sombras e luzes. É o equivalente digital às pinturas em quadros e telas. É o aspecto mais conhecido da Arte Digital devido à grande criatividade permitida pelas ferramentas gráficas. O segmento natural-media é um tipo de pintura digital feita com softwares bastante específicos que procuram simular as condições naturais de um artista real, como as tintas, pinceis, e suas peculiaridades reais.

Pixel Art

É basicamente a arte que se ocupa da criação dos ícones de computador. Ícones são as imagenzinhas, ou símbolos, os quais você clica numa tela de computador ou de celular para acessar seus programas e aplicativos. Estas imagenzinhas são criadas em mapas de pixels, usando a mais simples ferramenta digital, conhecida como lápis. Cada pixel é colocado num lugar específico, e definido com uma cor e intensidade específicas, com o objetivo de melhorar a representação iconográfica da imagem ao ser reduzida. Esta técnica é fundamental no desenvolvimento dos ícones das interfaces gráficas dos softwares, sendo a Microsoft e a Apple empresas pioneiras na criação de ícones.

Desenho Vetorial

Imagens vetoriais são imagens que podem ser reduzidas, e principalmente ampliadas, de modo livre e ilimitado. Isto ocorre porque os programas gráficos que permitem esse tipo de criação registram para cada item desenhado (pontos, linhas, formas) uma informação matemática que pode ser reproduzida novamente a cada vez que é aberta num outro computador. Estes dados permitem também o livre acesso e a livre edição, a qualquer momento; diferentemente de uma imagem JPEG normal que até pode ser editada através de um programa gráfico, mas que tem a ampliação de sua resolução limitada por constituir-se de um mero mapa de pixels. Os gráficos vetoriais são usualmente mais versáteis pois permitem alteração nos desenhos produzidos, além de aumento de dimensões para grandes impressões sem maiores perdas de qualidade. Ilustrações digitais normalmente utilizam vetores.

Animação Digital

Animações digitais podem ser bidimensionais ou tridimensionais e nada mais são do que criações resultantes de programas gráficos que, além da criação da imagem, permitem sequenciá-las de modo a sugerir ao espectador a ideia de animação.

Modelagem 3D

São as artes digitais onde é possível modelar e interagir com objetos virtuais tridimensionais. Também são vetores, porém, neste caso, tridimensionais. Os trabalhos de arte digital tridimensional utilizam as coordenadas cartesianas, x, y, z, num plano digital bidimensional, dando ideia de perspectiva virtual. Os modelos tridimensionais podem simular a cor, a textura, a luz, a transparência, a reflexão e outras propriedades de objetos reais de modo a resultar num trabalho que muitas vezes pode se confundir com uma fotografia de algo real.

Arte Fractal

A arte fractal consiste em imagens digitais criadas utilizando complexas equações matemáticas, através de programas bastante específicos para estes fins. Estes programas são dedicados a fórmulas que são descritas pela geometria fractal. Tradicionalmente, imagens fractais representam auto-repetição, e podem ser aumentadas, ou diminuidas, infinitas vezes sem perder sua forma original.