Artes Plásticas

As artes plásticas, também referidas como belas-artes essão mais para uma classificação de alguns tipos de artes visuais, do que para uma forma específica e própria de arte. Normalmente, artes plásticas se referem a expressões artísticas que utilizam-se de técnicas de produção que manipulam materiais para construir formas e imagens que revelem uma nova concepção estética e a visão poética do artista plástico.

Os artistas, principalmente os contemporâneos, sempre sentem uma necessidade de expressão artística que acaba se revelando na utilização de novos meios de expressão. Portanto, é nas artes plásticas que encontramos a van-guarda artística e o uso pioneiro de novos meios e materiais, bem como, novos padrões estéticos.

Num sentido mais restrito, as artes plásticas são aquelas artes visuais que envolvem a utilização de materiais como a argila ou gesso e que podem ser moldados, geralmente em três dimensões. Mas num sentido mais amplo, as principais formas contemporâneas de artes plásticas são: