Fotografia

Consiste na técnica de captura de luz através de equipamento especifico para obtenção de uma imagem. Esse equipamento por sua vez, a câmera fotográfica, é instrumento de trabalho dos fotógrafos que para operá-las, são dotados de estudos e técnicas necessárias para saber usar os recursos da câmera para melhor aproveitamento do objeto a ser fotografado.

Em 1826, o francês Joseph Nicéphore ficou conhecido por ser o primeiro homem a fazer um registro válido de fotografia. Mas a ideia do processo técnico para concepção de uma imagem já vem de muito antes, 1558, com Leonardo Da Vinci, usando a 'câmera escura' para esboçar suas pinturas.

A fotografia desde sua existência ganhou o cotidiano do homem para registrar momentos importantes, seja como forma de recordação de agradáveis momentos, seja para a educação como material de registro histórico do cenário político e econômico de uma época, ou ainda para estudos étnicos e geográficos, seja para a polícia investigativa que a utiliza como instrumento de pesquisa, seja como simples forma de arte.

Para o processo de fotografar não basta só ter uma câmera em mãos, é preciso entender seu funcionamento para obter a melhor imagem. Grandes fotógrafos dominam as técnicas e por isso são reconhecidos pelo que fazem.

O que inclui o controle de uma câmera

As diversas técnicas da fotografia