Holografia

Representação visual gráfica criada através de imagens tridimensionais, usando de técnicas de registro de padrões de interferência de luz. Sua teoria foi concebida pela primeira vez em 1948, pelo húngaro Dennis Gabor, vencedor do Prêmio Nobel de Física em 1971, porém só foi executada em meados dos anos 60 com a invenção do laser.

O nome tem origem do grego holos (todo) e graphos (sinal, escrita), pois se baseia em um método de registro "integral" da informação com profundidade. E desse método de registro inteiro é que é possível conceber uma imagem holográfica.

A holografia é usada dentro da pesquisa científica no estudo de materiais, desenvolvimento de instrumentos ópticos, criação de redes de difracção entre outras. Na área da indústria tem aplicações no controle de qualidade de materiais, armazenamento de informação e na segurança.

A holografia também é utilizada na área da comunicação e encontra maior presença popular como um "display" de alto impacto visual comercialmente usado em shows, bem como elemento promocional em pontos de venda, estandes, museus, exposições, etc.