Pintura

Pintura é a técnica artística de aplicação de tinta pastosa sobre uma superfície, geralmente uma tela, mas pode ser também papel ou parede. O que difere o desenho da pintura, é que essa por sua vez utiliza-se de pigmentos líquidos.

É comum ser feita com o auxílio de pincéis, porém, há diversas maneiras que a aplicação de tinta pode ser feita para criar a pintura, como por exemplo, o uso de espátulas. Há dois tipos mais comuns de pigmentos para realizar a pintura, a tinta a óleo e a tinta acrílica, assim como uma pintura pode ser dos estilos figurativo ou abstrato. O primeiro representado desde uma paisagem, natureza morta, ou pessoas, o segundo estilo não há uma definição específica, podendo ser de uma realidade criada pelo próprio artista.

Muito além do que apenas aplicar a tinta sobre a tela, é de fundamental importância levar em consideração as cores, uma vez que são elas que guiam técnicas de pintura, possibilitando a criação de sombras, profundidade e sensações como calor e frio.

A pintura está presente na vida do homem desde a época do Renascimento, com os povos mediáveis, e era utilizados para retratar figuras importantes, momentos de lazer entre família e momentos históricos.

A pintura pode ser dos seguintes gêneros